Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 MEIO AMBIENTE APRENDIZAGEM VIRTUAL



Total de visitas: 1575
AULA- CIÊNCIAS -

O que fazer com tanto Lixo?

 

No Brasil se produzem cerca de 242 mil toneladas de lixo todos os dias. Dessa quantidade, 90 mil toneladas são lixo domiciliar, isto é, gerado nas residências.

Outros tipos de lixo são: o lixo comercial, produzido, nas lojas e empresas de serviços; lixo público, como o gerado nas ruas, praças, feiras livres, terminais rodoviários, portos.

Há ainda o lixo produzido nos hospitais e nos outros serviços de saúde; os entulhos da construção civil; os resíduos de indústrias e os das atividades agrícolas e pecuárias.

A produção cada vez maior de lixo representa um problema ambiental, de saúde pública e econômico.

O lixo favorece a multiplicação de ratos, baratas, moscas, mosquitos, que são transmissores de doenças como leptospirose , dengue, cólera, hepatite, febre tifóide, infecções intestinais, entre outras.

O lixo polui o solo, a ÁGUA, o ar.Ele contém substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo, cádmio e zinco, que são componentes de pilhas, lâmpadas fluorescentes, tintas e materias de limpeza.

Da decomposição dos restos de alimentos por exemplo, resulta o chorume, que é um líquido poluente que se mistura com o solo, alcançando os lençóis de água subterrâneos.

A decomposição do lixo também produz gás metano, que é combustível e tóxico.

Coletar, transportar e dispor o lixo em depósitos adequados que não coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente é um processo caro.

Uma das soluções é a construção de aterros sanitários, em que o lixo é despejado no solo previamente impermeabilizado e é recoberto por terra; o chorume é coletado e tratado e o gás metano formado é queimado.

 

 

   AULA DE CIÊNCIAS ENSINO FUNDAMENTAL